A evolução do preço médio recebido pelos produtores de ovos no atacado de São Paulo e o valor dispendido para aquisição de milho e farelo de soja, principais itens utilizados na ração das aves mostram a difícil situação que os avicultores têm enfrentado no decorrer deste ano.
O preço atual recebido pelos produtores aponta evolução de 56,3% sobre o recebido no mesmo dia do ano passado. Embora apresente índice positivo bem superior ao aumento verificado na aquisição do farelo de soja, na compra de milho a evolução alcançou quase 103%.
O acumulado no mês de julho mostra o mesmo cenário: enquanto o avicultor alcançou melhora de 52,1% na comercialização do seu produto, enfrentou aumentos de 91,5% no milho e de 28,9% no farelo de soja.
O acumulado no ano, por sua vez, aponta perdas expressivas dos produtores de ovos, visto que enquanto alcançou evolução de apenas 22,6% na venda de ovos, teve que enfrentar aumentos de 76,1% e 62,7%, no milho e farelo de soja, respectivamente. Com isso, a situação do produtor de ovos segue extremamente desafiadora e sem perspectivas de melhora no curto prazo, considerando que os grãos tendem a permanecer em altos patamares.
Acompanhe as últimas Edições da Revista do AviSite e Revista do OvoSite