Os embarques de ovos comerciais no decorrer de março apresentaram bom desempenho, tanto em relação ao verificado no mês anterior quanto ao realizado no mesmo período do ano passado.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu quase 14,036 milhões de ovos (38.988 caixas), equivalendo a incrementos expressivos de 85,3% sobre fevereiro último e de 333% sobre março do ano passado.
O acumulado no primeiro trimestre atingiu perto de 31,578 milhões de ovos, equivalendo a redução de 48% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – abril de 2022 a março de 2023 – alcançou 45,410 milhões, significando redução expressiva de 64,3% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Esses altos índices de queda nos embarques acumulados apontam que as empresas brasileiras voltadas para esse mercado seguem priorizando o atendimento interno. Mas com condições de, também, direcionar volumes para o mercado externo.
Os dados parciais referente a primeira semana de abril sinalizam que os embarques de ovos tendem a ser volumosos no decorrer do mês. Resta saber se está mais direcionado aos ovos férteis ou, também, os ovos comerciais estão sendo contemplados.