Os embarques de ovos comerciais no decorrer de abril apresentaram excelente desempenho, tanto em relação ao verificado no mês anterior, quanto ao realizado no mesmo período do ano passado.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu 42,021 milhões de ovos (116.726 caixas), equivalendo a incrementos expressivos de 194,4% sobre março último e de mais de 1.000% sobre abril do ano passado, se confirmando como o terceiro maior volume já embarcado pelo setor de postura comercial.
O acumulado no primeiro quadrimestre atingiu perto de 73,6 milhões de ovos, equivalendo a aumento de 14,1% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – maio de 2022 a abril de 2023 – alcançou 83,620 milhões, significando redução expressiva de quase 31% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
O volume expressivo de ovos comerciais destinado ao mercado externo no decorrer de abril contribuiu para deixar o mercado interno mais ajustado, mesmo após o encerramento do período religioso da quaresma, favorecendo boas negociações.
E as primeiras informações divulgadas pelos órgãos oficiais mostram que volumes expressivos de ovos foram embarcados nesse curto período de maio, sinalizando que o mercado de exportação tende a se manter aquecido no decorrer do mês. E isso pode favorecer que o mercado interno também continue mostrando bom ambiente nos negócios realizados com ovos.