Como no mês de abril, os embarques de ovos comerciais continuaram apresentando volumes expressivos no decorrer de maio que culminaram em novo recorde no setor de postura comercial.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu 49,380 milhões de ovos (137.166 caixas), equivalendo a incrementos de 17,5% sobre abril último e extraordinários 1.271% sobre maio do ano passado, se confirmando como o maior volume já embarcado pelos produtores de ovos comerciais, superando o recorde anterior de 47,5 milhões embarcados em janeiro de 2012.
O acumulado nos primeiros cinco meses do ano atingiu quase 123 milhões de ovos, equivalendo a aumento de 80,6% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – junho de 2022 a maio de 2023 – alcançou 129,397 milhões, significando incremento de apenas 7,7% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
O resultado dos altos volumes direcionados para o mercado externo tem contribuído para manter o mercado interno em ambiente firme e com os produtores de ovos sustentando preços em alto patamar. E as primeiras informações divulgadas pelos órgãos oficiais mostram que volumes expressivos de ovos continuam sendo direcionados para o mercado externo nesse início de junho. Sem, contudo, desabastecer o mercado interno.