Os embarques de ovos comerciais seguiram mostrando baixa movimentação no decorrer do segundo semestre e embarcaram em outubro o segundo mais baixo volume de 2022. No mês, o total de ovos comerciais com casca in natura atingiu apenas 368 mil ovos (1.022 caixas), indicando quedas de 14,8% na comparação mensal e de expressivos 94,4% em relação a outubro do ano passado.
Os Emirados Árabes Unidos, consolidado como o maior importador de ovos comerciais do Brasil no decorrer do ano, segue fora das aquisições no segundo semestre.
O volume acumulado nos primeiros 10 meses do ano atingiu perto de 71,9 milhões de ovos, indicando queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses (novembro de 2021 a outubro de 2022) o volume alcançou pouco menos de 106 milhões de ovos, equivalendo a queda de 9,8% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
O último bimestre do ano sempre ofereceu bons volumes de exportação. Entretanto, muito se deve à presença dos Emirados Árabes Unidos. Resta saber se neste ano eles voltarão a adquirir o produto brasileiro.