Mesmo apresentando pequeno retrocesso mensal, os embarques de ovos comerciais continuaram sendo expressivos em junho último, resultando no terceiro maior volume destinado ao mercado externo.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu 46,446 milhões de ovos (129.018 caixas), equivalendo a queda de quase 6% sobre maio último, enquanto apresentou incremento extraordinário sobre os 2,340 milhões de ovos exportados em junho do ano passado. Aliás, foi o maior volume já embarcado em um mês de junho.
O acumulado no primeiro semestre do ano atingiu 169,4 milhões de ovos, equivalendo a aumento de 140,5% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – julho de 2022 a junho de 2023 – alcançou 173,503 milhões, significando incremento de 45,8% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Embora os volumes sejam expressivos em comparação ao ano passado, é ínfimo em relação ao produzido nacionalmente. E o Brasil, como grande produtor de ovos comerciais, tem condições e capacidade para assumir maior protagonismo no cenário internacional de ovos e ovoprodutos.