Com a divulgação das informações dos embarques de ovos e ovoprodutos dos primeiros 11 dias de um total de 20, as projeções para a totalidade de dezembro e as estimativas para o corrente ano tendem a apresentar mínima variação.
No decorrer do ano houve um esforço conjunto das empresas produtoras de ovos férteis e de mesa no intuito de alavancar o produto brasileiro no mercado global. Para isso, contou com a decisiva participação da Associação Brasileira de Proteína Animal que contribuiu para abertura de diversos mercados ao produto brasileiro.
O fato é que o Brasil tem volume e condições de atender com propriedade as necessidades dos diversos países importadores. E tudo isso, sem deixar de atender adequadamente o mercado doméstico.
O volume previsto para o ano supera 50 mil toneladas, significando aumento próximo de 110% no ano e de 95,5% em dois anos. A receita auferida, por sua vez, tende a atingir quase 190 milhões, equivalendo a incremento anual na casa dos 90% e de 145% no biênio. Por outro lado, é visível a perda ocorrida no preço médio.