Conforme a entidade, o volume cresceu 150% em relação ao mesmo mês do ano passado, e a receita foi 102,3% superior. Com isso, nos primeiros dez meses de 2021 os embarques alcançaram 8,148 mil toneladas, 138,9% mais que em igual intervalo de 2020, e a receita acumulada chegou a US$ 12,9 milhões, em alta de 110,7%.
“Pressionados pelos custos de produção, produtores de ovos estão cada vez mais buscando alternativas no mercado internacional, o que tem gerado impactos positivos no saldo geral das exportações do setor. Ao mesmo tempo em que incrementa sua presença internacional vislumbrando uma estratégia de longo prazo, o setor de ovos tem ampliado a disponibilidade de produtos para o consumidor brasileiro”, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA, em nota.
Maior produtora de ovos do país, a Mantiqueira é uma das empresas que melhor têm aproveitado oportunidades no exterior. De janeiro a outubro, a Mantiqueira foi responsável por cerca de 70% dos embarques — ou 180 mil caixas em um total de 255 mil. Ante o mesmo período de 2020, os embarques mais do que triplicaram.
“Estamos nesse mercado há 15 anos, acreditamos nas exportações e participamos das feiras internacionais, onde temos clientes fiéis à marca e ao nosso trabalho. Temos feito um volume grande, 100% destinado a Hong Kong e aos Emirados Árabes Unidos”, afirmou Leandro Pinto, presidente Grupo Mantiqueira, em nota enviada a pedido do Valor.
“Queremos transformar esse mercado, mesmo com o desafio grande em logística — pois os ovos não são congelados, como as demais proteínas. Acreditamos que a exportação é um caminho a ser trilhado pela avicultura de postura, assim como aconteceu com o frango e o boi”, disse o executivo.