Os dados preliminares divulgados pela secretaria de comércio exterior sinalizam que os embarques de ovos e ovoprodutos alcançaram expressivos incrementos em volume e receita no decorrer de março de 2023.
O total embarcado atingiu mais de 4.565 toneladas, significando incrementos significativos de 121,6% em relação a março do ano passado e de 140,2% em relação a março de 2021. A receita atingiu US$20,043 milhões de dólares, significando crescimento expressivo de 148% em um ano e de 226,6% em dois anos.
O acompanhamento mensal aponta que os dois produtos mais embarcados nesse setor são os ovos férteis para produção de pintos de corte e os ovos de postura comercial, ou, ‘ovos de mesa’. É confirmado que os ovos férteis apresentaram volumes recordes no primeiro bimestre e com tendência de nova superação em março. Os ovos comerciais, por sua vez, não apresentaram incremento significativo no primeiro bimestre, ficando a expectativa de que a partir do expressivo aumento verificado em março, uma parte seja direcionado para esse mercado.
O volume embarcado no primeiro trimestre apresentou aumentos de 27,4% no ano e de 61,8% em dois anos, enquanto a receita apontou, respectivamente, incrementos de 107,9% e 189,4% nas mesmas bases de comparação.