O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lançou o Radiografia da Agropecuária Paulista 2022, com dados extensos sobre a produção nas principais atividades do setor. “É um documento de grande abrangência, não somente para fins estatísticos, mas também para orientar as políticas públicas do setor, como as desenvolvidas pela Federação”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.
O Relatório confirma a primazia do Estado de São Paulo na produção de laranja. Em 2021, a produção paulista dessa fruta chegou a 12,5 milhões de toneladas, quase 83% do total nacional. O segundo estado no ranking nacional, Minas Gerais, respondeu por 6,5% e o terceiro, Paraná, chegou a 4,2 %.
O estudo aponta ainda que o Estado continua a liderar com folga a produção de cana-de-açúcar no País. Em 2021, o Estado produziu 405 milhões de toneladas de cana, o equivalente a 64,1 % da produção nacional. O segundo e terceiro colocados, Goiás e Minas Gerais, responderam cada um por 11% do total nacional.
São Paulo ainda lidera a produção nacional de amendoim (94,9%), borracha (71,7%) e Limão (79,1%). Outro dado relevante é sobre a avicultura. O Estado ocupa a segunda posição no ranking nacional do setor, com um rebanho de 200,68 milhões de cabeças de galináceos (13,1% do total). A liderança é do Paraná, com uma fatia de 28% (428 milhões de cabeças).
Acesse o documento na íntegra aqui