A parceira firmada entre o Programa Ovos RS da ASGAV e o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria na pessoa de seus representantes: José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo ASGAV; Professor Alencar Machado e equipe, resultou na elaboração de um sistema que permite incluir e atualizar informações dos estabelecimentos produtores de ovos do RS. O desenvolvimento deste sistema foi custeado pelo Programa Ovos RS e tem por objetivo permitir a extração de informações dinâmicas que viabilizam uma análise mais precisa do panorama da postura comercial no estado e a isonomia de atendimento as normas e regras para todos estabelecimentos produtores.
A ferramenta de gestão de dados da produção de ovos possui espaço e campos para incluir detalhes e informações importantes dos estabelecimentos. A política de privacidade e informações individuais serão mantidas e somente dados consolidados na forma de estatísticas e gráficos serão disponibilizados de forma pública.
Visto que, estão sendo incluídas informações referentes aos vínculos dos estabelecimentos com o serviço oficial nas diferentes instâncias, tanto em relação as obrigatoriedades para a criação das aves quanto para a classificação e comércio dos ovos, esta ferramenta permitirá identificar eventuais irregularidades e acionar os canais competentes para regularização. Tudo isso com vistas a preservação do bom status sanitário de nossos plantéis e também para que o consumidor possa receber ovos seguros e de qualidade, observando um tratamento isonômico a todos os estabelecimentos produtores.
A partir destas informações cadastradas é possível visualizar por exemplo, a distribuição das granjas no estado e identificar áreas onde a maior concentração de aves exige cuidados redobrados com a biosseguridade. “Com esta ferramenta aprimoramos a gestão de informações do setor e conseguiremos uma leitura rápida da situação dos estabelecimentos e cenário produtivo do Estado” comenta José Eduardo dos Santos – Coordenador do Programa Ovos RS e Presidente Executivo da ASGAV.
Já estão sendo planejados novos módulos para ampliar ainda mais a identificação do cenário da produção de ovos. Dentre eles, uma ferramenta que permite conhecer o nível de biosseguridade implementado e mantido nas propriedades de postura comercial, assim como já acontece na produção de frangos de corte e genética. Além desta, o sistema também está sendo configurado para permitir realizar a gestão dos estabelecimentos junto ao Programa de Certificação Ovos Plus Quality, lançamento do Programa Ovos RS e ASGAV.