Finalizado sistema Ovos RS de gerenciamento da produção

Sistema viabiliza atualizar situação da postura comercial do Rio Grande Do Sul

Seguindo a premissa de evolução constante, Programa Ovos RS/ASGAV em parceria com a UFSM concluíram atualização do sistema que permite a gestão dinâmica das informações da produção de ovos no Estado do Rio Grande do Sul.

A parceira firmada entre o Programa Ovos RS da ASGAV e o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria na pessoa de seus representantes: José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo ASGAV; Professor Alencar Machado e equipe, resultou na elaboração de um sistema que permite incluir e atualizar informações dos estabelecimentos produtores de ovos do RS. O desenvolvimento deste sistema foi custeado pelo Programa Ovos RS e tem por objetivo permitir a extração de informações dinâmicas que viabilizam uma análise mais precisa do panorama da postura comercial no estado e a isonomia de atendimento as normas e regras para todos estabelecimentos produtores.

A ferramenta de gestão de dados da produção de ovos possui espaço e campos para incluir detalhes e informações importantes dos estabelecimentos. A política de privacidade e informações individuais serão mantidas e somente dados consolidados na forma de estatísticas e gráficos serão disponibilizados de forma pública.

Visto que, estão sendo incluídas informações referentes aos vínculos dos estabelecimentos com o serviço oficial nas diferentes instâncias, tanto em relação as obrigatoriedades para a criação das aves quanto para a classificação e comércio dos ovos, esta ferramenta permitirá identificar eventuais irregularidades e acionar os canais competentes para regularização. Tudo isso com vistas a preservação do bom status sanitário de nossos plantéis e também para que o consumidor possa receber ovos seguros e de qualidade, observando um tratamento isonômico a todos os estabelecimentos produtores.

A partir destas informações cadastradas é possível visualizar por exemplo, a distribuição das granjas no estado e identificar áreas onde a maior concentração de aves exige cuidados redobrados com a biosseguridade. “Com esta ferramenta aprimoramos a gestão de informações do setor e conseguiremos uma leitura rápida da situação dos estabelecimentos e cenário produtivo do Estado” comenta José Eduardo dos Santos – Coordenador do Programa Ovos RS e Presidente Executivo da ASGAV.

Já estão sendo planejados novos módulos para ampliar ainda mais a identificação do cenário da produção de ovos. Dentre eles, uma ferramenta que permite conhecer o nível de biosseguridade implementado e mantido nas propriedades de postura comercial, assim como já acontece na produção de frangos de corte e genética. Além desta, o sistema também está sendo configurado para permitir realizar a gestão dos estabelecimentos junto ao Programa de Certificação Ovos Plus Quality, lançamento do Programa Ovos RS e ASGAV.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp