A Finlândia se tornará o primeiro país do mundo a administrar em sua população vacinas contra a gripe aviária, anunciaram as autoridades de saúde do país na terça-feira, 25. O processo começa já na próxima semana.
A vacinação tem como objetivo prevenir o aparecimento da gripe aviária. As vacinas serão aplicadas primeiramente nos trabalhadores expostos aos animais, começando pelas fazendas de criação de visons.
“A vacina será oferecida a pessoas com 18 anos ou mais que correm maior risco de contrair gripe aviária devido ao seu trabalho ou outras circunstâncias”, disseram responsáveis do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar em comunicado.
A Finlândia adquiriu doses suficientes para serem aplicadas em 10 mil pessoas, cada uma das quais receberá duas injeções.
As vacinas fazem parte de um lote de até 40 milhões de doses compradas pela União Europeia ao fabricante australiano de vacinas CSL Seqirus. Cerca de 665 mil doses já foram entregues e o restante deve ser entregue ao longo de quatro anos.
A cepa H5N1 da gripe aviária é responsável pela morte de centenas de milhões de aves nos últimos anos e tem se espalhado para rebanhos bovinos nos Estados Unidos e, em alguns casos, para pessoas.
A Finlândia não teve nenhum cidadão ou visitante com teste positivo para o vírus da gripe aviária, mas considera-se que as suas operações de produção de peles apresentam um elevado risco de transmissão às pessoas.
A médica-chefe do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, Hanna Nohynek, disse à imprensa que as fazendas de peles são especialmente vulneráveis à gripe aviária devido ao contato frequente dos animais com a vida selvagem.
No ano passado, as fazendas de produção de peles da Finlândia sacrificaram cerca de 485.000 animais para impedir que a gripe aviária se espalhasse e viesse a infectar humanos.