De 12 a 14 de junho de 2023, a Hubbard organizou seu fórum bienal Hubbard Premium. Aproximadamente 150 participantes vieram de 29 países de todo o mundo para a bela região de Evian, nas margens sul do Lago de Genebra, na França. Durante este muito bem recebido fórum, especialistas da Hubbard e palestrantes externos compartilharam com o público sua experiência com as linhagens Hubbard Premium e forneceram informações sobre os diferentes tipos de mercados e práticas de manejo de aves de crescimento mais lento.
Além do componente “Social” da sustentabilidade, ao utilizar frangos Premium de crescimento mais lento, também foram abordados os outros dois elementos (“Economia” e “Pegada ambiental”).
Inicialmente, Jean Lebec (Gerente de Vendas da Hubbard na França) apresentou aos participantes a atual organização e situação do mercado francês de frangos de corte antes de Bruno Briand (Diretor de Vendas Globais da Hubbard) explicar a grande variedade de produtos Hubbard Premium que atendem a uma ampla variedade de mercados como o de duplo propósito, Label Rouge, orgânico, aves free range com 56 dias e os sistemas internos mais recentes, como o Better Chicken Commitment (BCC). Uma atualização sobre o desenvolvimento do BCC foi compartilhada por Paul van Boekholt (Gerente de Negócios da Hubbard na Europa do Norte). Olivier Rochard (Hubbard MD) e Frédéric Fagnoul (Diretor de P&D da Hubbard) destacaram que a Hubbard continua investindo massivamente nos centros de seleção genética de aves Premium e em tecnologias para reduzir a pegada de carbono das linhagens Hubbard Premium melhorando ainda mais a sua robustez, conversão alimentar e rendimento de carne utilizando as mais modernas técnicas de melhoramento genético. James Bentley (Diretor Técnico Global da Hubbard) concentrou-se na experiência da Hubbard com o uso de ingredientes alternativos para rações e formulações de rações otimizadas para nossa grande linha de produtos Premium com o objetivo de ajudar os clientes da Hubbard a reduzir a sua pegada de carbono. Ao mesmo tempo, ele concluiu que há uma grande necessidade de pesquisas mais específicas com frangos de crescimento mais lento e de utilizar um modelo padronizado para comparar a pegada ambiental entre os sistemas de produção e países. Claude Toudic (Gerente de Produto Premium da Hubbard), Mathieu Lardière (Gerente de Transferência Técnica da Hubbard) e Victor Lesigne (Gerente Técnico da Hubbard EMEA) compartilharam, respectivamente, informações detalhadas sobre como abandonar o uso de combustíveis fósseis em um futuro próximo, como as Matrizes Premium estão desempenhando no campo e como otimizar ainda mais o desempenho das aves Hubbard Premium utilizando as recomendações de manejo. Mathieu Lardière também introduziu os objetivos de desempenho atualizados para as matrizes fêmeas Hubbard JA87 e REDBRO.
Os palestrantes externos, François Cadudal, da GIRA Food, iniciou com um resumo bastante abrangente sobre a dinâmica da segmentação da carne de frango de corte na Europa.
Peter van Horne, da Universidade de Wageningen, apresentou um de seus trabalhos recentes comparando os custos de produção entre frangos de corte convencionais e frangos ECC na Holanda, Polônia, França, Espanha, Alemanha e Itália. Ele mostrou que frangos ECC podem ser produzidos a um custo adicional de 15-20% em comparação com frangos de corte convencionais produzidos em densidades de alojamento mais altas.
Vivienne Harris, da varejista britânica Marks & Spencer (M&S), compartilhou sua experiência positiva ao introduzir o Oakham Gold, frango fresco de crescimento mais lento e de maior bem-estar em setembro de 2022, tornando 100% do frango fresco da M&S compatível com o BCC, o primeiro e único varejista do Reino Unido a fazê-lo. Ela também abordou como eles comunicaram esse movimento com os consumidores do Reino Unido e os benefícios alcançados para as aves, produtores, consumidores e a M&S.
Maureen Stickel, diretora da World Poultry Foundation (WPF), tocou em um assunto completamente diferente ao apresentar sobre a produção avícola local sustentável em países em desenvolvimento. A missão da WPF é melhorar vidas globalmente por meio do envolvimento com cadeias de valor de aves com forte foco em treinamento, impacto social e sustentabilidade. Uma das soluções é estabelecer canais de distribuição com micro-criadores utilizando linhagens de dupla finalidade em substituição às aves de aldeia e mostrar o quanto é possível ganhar em produtividade.
David Pitman, da Pitman Family Farms na Califórnia (EUA), conduziu o público através das suas inúmeras viagens à Europa, começando em 2008, quando observou pela primeira vez frangos de crescimento mais lento. Atualmente, a empresa familiar oferece uma variedade de frangos de bem-estar de alta qualidade, incluindo o Mary’s Heirloom Chicken e, em breve, o Mary’s Legacy Chicken, seguindo os requisitos do BCC.
Ruedi Zweifel, da Aviforum na Suíça, apresentou um resumo da estrutura da indústria avícola suíça, que com muitas pequenas granjas é completamente diferente de muitos outros países europeus. Ele também mostrou os resultados da pesquisa feita sobre a nutrição das aves Hubbard S757 free range e o comportamento de pastagem das galinhas Hubbard JA987 e Hubbard REDBRO que levou à aceitação de ambas as linhagens, mais a linhagem JA957, para as diretrizes de marca própria suíça “IP Suisse”.
Laura Warin, da ITAVI na França, apresentou os resultados da pesquisa realizada sobre o uso de enriquecimentos ambientais e os resultados para os frangos Premium, na qual ela comparou os diferentes comportamentos de frangos de corte convencionais e frangos Hubbard REDBRO.
Ouvindo as reações muito positivas de todos os participantes, o 4º Fórum Hubbard Premium foi um grande sucesso e, portanto, já estamos ansiosos para encontrar nossos clientes em nosso próximo Fórum Hubbard Premium em 2025.
Para obter mais informações, entre em contato com seu representante de vendas regional ou: [email protected]