Frango, ovo, milho e inflação em abril e na vigência do real

Raras têm sido as vezes em que frango vivo e milho registraram evolução de preço próxima à da inflação. Pois isso ocorreu em abril passado e tende a se repetir em maio corrente, apesar de o frango permanecer com preços estáveis.

Um ano atrás, no mês de abril, o preço alcançado pelo milho ultrapassou a inflação (aqui medida pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas) em 315 pontos (agosto de 1994 = 100). E o preço do frango em quase 540 pontos. Ou seja: em relação aos valores registrados por ocasião da implantação do atual padrão monetário brasileiro, enquanto a inflação acumulou variação de 920%, o milho registrou aumento de 1.235% e o frango vivo de não mais que 696%.

Já neste último abril, a variação de preço registrada pelo milho recuou para 1.128%, a inflação evoluiu para 1.058% e o preço do frango vivo aumentou 983%. Diferenças, portanto, de perto de 70 pontos percentuais do milho para a inflação; e de quase 145 pontos percentuais do milho para o frango vivo – a menor diferença observada desde outubro de 2020.

De sua parte, o ovo continua à distância desse “ajuntamento”. Embora tenha alcançado, em abril, a melhor cotação de todos os tempos – o que significou variação de, aproximadamente, 635% na vigência do real, permanece perto de 424 pontos percentuais aquém da inflação e quase 500 pontos percentuais aquém da variação obtida pelo milho.

Se tivesse acompanhado, pelo menos, a inflação do período, o frango vivo teria sido comercializado em abril por cerca de R$6,76/kg – ficou perto de 4% abaixo desse valor. Pior, naturalmente, foi o resultado obtido pelo ovo, pois deveria ter sido comercializado por pouco mais de R$217/caixa, mas alcançou somente dois terços desse valor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp