Gestão profissional no agro: por que investidores agora buscam “turnarounds” rurais

Com a agropecuária crescendo 10,1% no 2º trimestre de 2025, o mercado mostra que o verdadeiro valor do agro está na gestão — não apenas na safra.

O agronegócio brasileiro vive um momento de brilho: dados recentes do IBGE mostram que a agropecuária cresceu 10,1% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta um dilema: como transformar empresas familiares tradicionais, com gestão pouco profissional, em ativos atrativos para investidores, que exigem resultados claros, governança e perspectivas de saída?

De acordo com José Loschi, fundador da SRX Holdings, empresas rurais que operam no piloto automático desperdiçam potencial. “Se você implanta métricas orçamentárias, visão de longo prazo, ajuste no custo de capital e na matéria-prima, é possível tornar a operação mais robusta e vendável. A clareza na gestão muda o jogo e a expectativa de retorno faz o mercado correr atrás”, afirma.

Nos últimos anos, a transição para uma agricultura com mais métricas e accountability tem ganhado tração, em que fundos de investimento e players do agronegócio vêm comprando participações em empresas do setor, exigindo padrões de reporte, eficiência e mecanismos de controle que antes eram pouco usados nas operações rurais de porte médio.

O fenômeno que alguns chamam de “agro turnaround”, ou “reestruturação operacional rural”, combina elementos de estratégia financeira com atuação de campo: reavaliar mix de culturas, renegociar dívidas, digitalizar logística, ajustar cadeia de fornecedores, monitorar custos por talhão. O desafio é grande, pois há entraves culturais, resistência interna e falta de talento especializado no campo.

Esse movimento nasce da necessidade concreta de alavancar a produtividade e rentabilidade em um cenário onde o setor, mesmo com bons resultados, exige muito mais disciplina. O agronegócio responde por uma fatia cada vez maior do PIB nacional; segundo pesquisa da Cepea/CNA, pode representar 29,4% do PIB do Brasil em 2025.

“Hoje o agro precisa de perfis que unam paixão pelo campo e domínio de gestão. Quem entende de números, riscos e planejamento estratégico consegue transformar o negócio rural em um ativo sólido e competitivo”, finaliza José.

 

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp