Segundo os dados colhidos na base de produção e no comércio varejista, a participação do ovo produzido na granja em relação ao preço final sofreu leve retrocesso mensal no encerramento do ano passado.
O acompanhamento histórico do octênio indica que em 2020 o índice de participação anual atingiu 37,9% crescendo 2,5 pontos percentuais sobre o ano anterior e 5 pontos percentuais sobre 2018 quando atingiu o mais baixo índice do período analisado. De toda forma, mesmo em recuperação, permanece com uma participação abaixo da alcançada no triênio 2015/2017.
Essa recuperação, entretanto, em nada altera o fato de que a atividade foi extremamente onerosa no ano passado. isso porque os aumentos significativos no milho e farelo de soja mantiveram o custo de produção muito acima do valor recebido pelo produtor de ovos em quase todo o período.
Por outro lado, o comércio varejista tem a função de adquirir o produto e repassá-lo aos consumidores podendo adquirir grandes ou pequenas quantidades conforme a sua necessidade. Como não sofre a influência verificada na base de produção, pode comercializar o produto sempre com margens positivas.
Acompanhe as Edições de Dezembro: Revista do AviSite e Revista do Ovo