Gripe aviária: Casos restritos em aves silvestres não abalam status do Brasil, diz analista

O analista da SAFRAS & Mercado, Fernando Henrique Iglesias afirma que “a imagem do Brasil não é nem um pouco arranhada neste momento” em relação aos dois casos de gripe aviária confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na tarde desta segunda-feira (15).

Os dois casos em aves marinhas do tipo Trinta-réis-de-bando foram detectados em Vitória e em Marataízes. Ambas análises começaram a ser investigadas, segundo o MAPA, na última quarta-feira (10), e os casos foram confirmados e anunciados por meio de nota oficial do Ministério nesta segunda-feira.

Iglesias aponta que o fato de os casos estarem, até o momento, restritos a duas aves selvagens no Espírito Santo não muda o status sanitário brasileiro nem as relações comerciais, uma vez que não há casos da doença no setor industrial/comercial. “De toda maneira, é preciso manter todas as regras e normativas estabelecidas de proteção”, disse.

O analista destaca, inclusive, que a rapidez na apuração dos casos e a transparência do MAPA em informar com clareza o que houve contam como pontos positivos junto ao mercado externo. Outra questão elencada pelo especialista é que o Brasil é responsável praticamente por ⅓ do volume global de carne de frango exportada, sendo “difícil algum player conseguir suprir o que o Brasil produz”.

Iglesias aponta ainda que, apesar de o risco inicial da doença surgir no Brasil há alguns meses seria por via de fronteira com países da América do Sul que têm casos ativos da doença, como Argentina, Uruguai e Bolívia, foi pelo litoral brasileiro que houve a contaminação. “Provavelmente essa doença chegou com a passagem das aves que estavam retornando para o hemisfério norte”, sugere o analista.

“No caso do Espírito Santo, que é mais forte em avicultura de postura, a área de Vigilância deve se manter atenta. Existe a possibilidade de mais casos surgirem em aves selvagens por causa das testagens serem ampliadas. Os produtores capixabas e também de outras áreas do país devem redobrar as medidas de biosseguridade, seguindo isso de maneira contundente para evitar que isso chegue às granjas comerciais”, reiterou Iglesias.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp