A Holanda deve abater outros 29 mil frangos em uma fazenda no Norte do país após a detecção de uma cepa altamente infecciosa da gripe aviária, disse o governo nesta segunda-feira (21).
A fazenda fica na cidade de Koudum, 100 km a Oeste de Groningen. Uma proibição de transporte foi imposta em sete outras fazendas próximas, disse um comunicado do governo.
É o terceiro caso da forma de gripe aviária registrado no país nos últimos dias, e o sexto neste mês, após dezenas de casos no início do ano.
Cerca de 6 milhões de aves foram abatidas na Holanda desde que a nova variante da doença foi detectada pela primeira vez em 26 de outubro de 2021, disse a autoridade holandesa de segurança alimentar no mês passado.
A França também viu um ressurgimento de casos depois de sofrer seu pior surto de gripe aviária no início deste ano.
Sobre a gripe aviária
A influenza aviária, também conhecida popularmente por gripe aviária, é causada por um vírus capaz de infectar animais em diversos lugares do mundo. Isto acontece porque este vírus é identificado com frequência em muitas espécies de aves, inclusive migratórias, além dos suínos e dos seres humanos. O vírus se propaga entre as aves, a partir de contato com animais infectados, suas secreções ou fezes.
A gripe aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos, e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas.
Os vírus de influenza tipo A apresentam alta capacidade de mutação e consequentemente de adaptação a novos hospedeiros. A adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem já foi responsável por uma alta taxa de letalidade, e a possibilidade de transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um alto risco para a população mundial.
(Com informações de Lucas Rocha, da CNN; edição de Mike Harrison)