O Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental de Hong Kong anunciou ontem (8) que, em vista de notificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre a ocorrência de surto de gripe aviária H5 altamente patogênica no município de General Alvear, Província de Buenos Aires, na Argentina, suspendeu a importação de carne e produtos avícolas (incluindo ovos) daquele município. A medida tem efeito imediato e visa – conforme o CFS – “proteger a saúde pública em Hong Kong”.
Um porta-voz do CFS informou que, de acordo com o Departamento de Censo e Estatística, Hong Kong importou cerca de 130 toneladas de carne de frango congelada da Argentina no ano passado.
“O CFS entrou em contato com a autoridade argentina sobre o assunto e monitorará de perto as informações emitidas pela OMSA e outras autoridades relevantes sobre o surto de gripe aviária. Ações apropriadas serão tomadas em resposta à evolução da situação”, acrescentou o porta-voz.