Em 11 de abril, o Centro de Segurança Alimentar (CFS) de Hong Kong do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental determinou a suspensão das importações de carne e produtos de aves, incluindo ovos, de regiões do Reino Unido e Canadá. As suspensões foram emitidas após notificações de surtos de gripe aviária da Organização Mundial de Saúde Animal. As regiões afetadas incluem o distrito de Teignbridge, no condado de Devon, no Reino Unido, e o município de West Lincoln, em Ontário, no Canadá. O CFS declara que seu objetivo é proteger a saúde pública em Hong Kong.
Um porta-voz do CFS disse que, de acordo com o Departamento de Censo e Estatística, Hong Kong importou cerca de 1.010 toneladas de carne de frango resfriada e congelada e cerca de 290.000 ovos de frango do Reino Unido e cerca de 90 toneladas de carne de frango congelada do Canadá no ano passado.
“O CFS entrou em contato com as autoridades britânicas e canadenses sobre os problemas e monitorará de perto as informações emitidas pelo WOAH e pelas autoridades relevantes sobre os surtos de gripe aviária. Ações apropriadas serão tomadas em resposta à evolução da situação”, finalizou o porta-voz.