No dia 26 de outubro, o Instituto Ovos Brasil realizará uma live em seu perfil do Instagram abordando a importância do consumo de ovos na dieta de pacientes oncológicos, enaltecendo as campanhas de luta contra o câncer de mama, em Outubro Rosa, e contra o câncer de próstata em novembro, com a campanha do Novembro Azul.
A live do dia 26, intitulada “A utilização do ovo no paciente oncológico”, contará com a presença da Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, e a também nutricionista. Dra. Bárbara Oliveira, para debater sobre o consumo de ovos durante o tratamento de quimio e radioterápico.
A relação do ovo na dieta do paciente oncológico
Segundo a nutricionista do Instituto Ovos Brasil, a rádio e a quimioterapia podem causar mucosite, lesões na boca, que provocam dor e interferem na ingestão alimentar. O ovo mexido pode ser uma ótima opção de consumo para manutenção das necessidades nutricionais diárias, sem agredir ainda mais a mucosa, e a exclusão de alimentos ácidos e picantes é fundamental para a melhora do quadro.
Ainda sobre o consumo de ovos, Lúcia adiciona que existem outras maneiras de se consumir os nutrientes dos ovos, como a clara batida. “O consumo de sucos proteicos com clara de ovo batida e de forma líquida é uma outra maneira de manter a ingestão de proteína e é uma opção muito interessante em caso de redução de albumina no sangue”, conta a especialista.
Para mais informações sobre consumo e a importância do ovo com seus nutrientes durante o tratamento contra o câncer, acesse o perfil oficial do IOB no Instagram (@institutoovosbrasil) na próxima quarta-feira, às 19h.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.
Sobre Lúcia Endriukaite
Formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo).
Com uma vasta experiência na área de nutrição, Lúcia Endriukaite ministra palestra em escolas técnicas, universidades e em eventos do setor do agronegócio, em âmbito nacional. É responsável por pesquisas técnicas, elaboração de informativos e encartes educativos para a população e profissionais, no Instituto Ovos Brasil. Além de atender em seu consultório particular na área da educação, é docente convidada em cursos de Pós-Graduação.