Você sabia que o ovo pode ser um importante aliado no crescimento dos nossos pequenos? Pois é, na infância, as necessidades do corpo por proteínas são altas, pois participam na formação e no crescimento de diversos tecidos do organismo. Além do leite, fonte primordial até o sexto mês de vida, outros alimentos proteicos devem passar a integrar a dieta da criança.
E é neste ponto que o ovo surge como uma saborosa opção, pois apenas uma unidade de tamanho médio (cerca de 50g) fornece aproximadamente 6g de proteína de alto valor biológico. A proteína presente no ovo é considerada padrão pois é a de maior digestibilidade e que permite maior aproveitamento e absorção pelo ser humano.
Assim como acontece com os adultos, também fazem parte das necessidades das crianças para seu desenvolvimento todos os micronutrientes (vitaminas e minerais), além de carboidratos e gorduras que são necessárias para o fornecimento de energia e crescimento.
Ou seja, mais um ponto positivo para o ovo, que além da vitamina B12 e do ácido fólico – que são componentes para a produção de hemoglobina, possui ferro em sua composição. Seu cozimento proporciona a inativação das enzimas ovomucóide e ovoinibidor, facilitando a digestibilidade, e da ovotransferrina, tornando biodisponível o ferro presente na gema.
O ovo é um alimento rico em colina, vitamina do complexo B fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança, e também em diversas vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D, importante para o desenvolvimento ósseo. Luteína e zeaxantina são carotenóides com função antioxidante e protetora da mácula ocular (visão) e estão biodisponíveis pela presença de gorduras encontradas no ovo, cerca de 66% de gorduras boas – as mono e poli-insaturadas.
Já deu para perceber, o ovo é tão democrático e bom para todos as idades, mas que tal incorporar esse alimento tão rico na alimentação dos pequenos? Temos certeza que benefícios e muito sabor não irá falta!