As células tumorais se multiplicam muito rapidamente e de forma geral são bastante agressivas e incontroláveis, mas para que elas comecem a se desenvolver, existe um longo caminho desde a formação do câncer que é muito lento e que pode levar anos para o início da multiplicação, que depende de fatores promotores como radiação, alimentação, tabagismo, hormônios2.
Os números de novos casos de câncer no Brasil são imensos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apresentam um número total de casos de câncer ocorridos entre homens e mulheres, no ano de 2020, na ordem de 626.030 casos. Destes, 66.280 são relativos ao câncer de mama e, infelizmente, o número de mortes foi de 18.068 casos.
Atitudes de prevenção podem reduzir o número de casos e mortalidade, por isso a campanha realizada no mês de outubro e intitulada de “Outubro Rosa” é dedicada as ações voltadas a prevenção do câncer de mama e teve seu início na década de 90, nos Estados Unidos.
Segundo o INCA, o objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Mas o que são atitudes preventivas?
– O autoexame é o 1º passo para perceber alterações como nódulo ou caroço duro, fixo e indolor; endurecimento de partes da mama; mudanças na pele da mama; alterações no mamilo; nódulo ou caroço no pescoço e ou axilas e procurar o serviço médico.
– Prática de exercício físico contribui para a prevenção do Câncer de mama.
– Evitar o consumo de bebida alcoólica e fumo.
– Manter peso adequado.
A alimentação composta por alimentos integrais, verduras, legumes, frutas e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados é uma forma de prevenir doenças de forma geral, inclusive, nos casos câncer, o ovo se apresenta como um alimento saboroso, prático, de baixo custo e muito nutritivo que contribui muito para a alimentação equilibrada e para a prevenção.
Se a doença está presente e o tratamento com quimioterapia ou radioterapia é realizado, pode ocorrer a mucosite, que são lesões na boca, que provocam dor e interferem na ingestão alimentar. O ovo mexido é uma ótima estratégia de consumo para manutenção das necessidades nutricionais diárias, sem agredir ainda mais a mucosa e a exclusão de alimentos ácidos, picantes é fundamental para a melhora do quadro.
O consumo de sucos proteicos com clara de ovo batida e de forma líquida é uma outra forma de manter a ingestão de proteína e é uma estratégia muito interessante em caso de hipoalbuminuria, que é uma redução de albumina no sangue.
Vale lembrar que a albumina associada a outros parâmetros avalia o estado nutricional do indivíduo; é responsável pelo transporte de zinco, magnésio, cálcio, ácidos graxos, enzimas e hormônios tiroxina, cortisol e aldosterona e mantém água dentro dos vasos3,4.
O ovo é um alimento nobre, rico em proteínas, ácidos graxos mono e poliinsaturados, contém todas as vitaminas do complexo B, vitaminas lipossolúveis, minerais e carotenoides luteína e zeaxantina e contribui para uma alimentação mais equilibrada.
Referências bibliográficas:
INCA – https://www.inca.gov.br/ Disponível em: acesso em 04/10/21
http://www.oncoguia.org.br Disponível em: acesso em 06/10/21
Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica/ organizadoras: Larissa Calixto-Lima, Nelzir Trindade Reis. Rio de Janeiro: Editora Rubio,2012
Santos, Nelma Scheyla José dos et al. Albumina sérica como marcador nutricional de pacientes em hemodiálise. Revista de Nutrição . 2004, v. 17, n. 3 [Acessado em 7 de outubro de 2021], pp. 339-349. Disponível em: . Epub 26 Out 2004. ISSN 1678-9865. https://doi.org/10.1590/S1415-52732004000300007.