IPPA/Cepea: índice recua em novembro pelo terceiro mês seguido

O IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) recuou 1,1% de outubro para novembro, em termos nominais – este foi o terceiro mês seguido de queda. Este resultado reflete as variações negativas observadas para o IPPA-Grãos e para o IPPA-Hortifrutícolas, de 3,8% e 0,4%, respectivamente.

Na contramão, o IPPA-Cana-Café e o IPPA-Pecuária avançaram, 5,2% e 0,4%. Para o grupo de grãos, a queda esteve atrelada às desvalorizações do arroz em casca, do milho e da soja. No caso do arroz em casca, de acordo com pesquisadores do Cepea, os valores operaram abaixo dos custos de produção pela primeira vez desde abril de 2020, o que se deve às restrições de oferta de insumos importados e à forte desvalorização do Real frente ao dólar, que tem pressionado as margens de orizicultores. Para o milho, o resultado observado reflete o ritmo enfraquecido das exportações na atual temporada e o bom desempenho da semeadura da safra de verão.

Para a soja, produtores tiveram necessidade de liberar estoques para a chegada da nova safra. Quanto aos hortifrutícolas, quedas importantes foram observadas para batata, tomate e uva. No caso da batata, o movimento foi consequência do aumento da oferta. Em relação ao tomate, o crescimento na disponibilidade e a queda da qualidade dos frutos pressionaram os valores. Já entre os produtos da pecuária, o resultado se deveu ao avanço dos preços nominais do boi gordo, visto que todos os demais itens que compõem o grupo apresentaram queda em novembro. No caso do boi, os valores nominais avançaram com intensidade ao longo de novembro, impulsionados pela retração da oferta de animais. Por fim, o café, principalmente, e a cana-de-açúcar registraram alta em novembro. No caso do café, a alta segue sustentada por preocupações com a oferta mundial para a próxima safra.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, caiu 0,93% – logo, de outubro para novembro, os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp