IPPA/Cepea: índice recua em novembro pelo terceiro mês seguido

O IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) recuou 1,1% de outubro para novembro, em termos nominais – este foi o terceiro mês seguido de queda. Este resultado reflete as variações negativas observadas para o IPPA-Grãos e para o IPPA-Hortifrutícolas, de 3,8% e 0,4%, respectivamente.

Na contramão, o IPPA-Cana-Café e o IPPA-Pecuária avançaram, 5,2% e 0,4%. Para o grupo de grãos, a queda esteve atrelada às desvalorizações do arroz em casca, do milho e da soja. No caso do arroz em casca, de acordo com pesquisadores do Cepea, os valores operaram abaixo dos custos de produção pela primeira vez desde abril de 2020, o que se deve às restrições de oferta de insumos importados e à forte desvalorização do Real frente ao dólar, que tem pressionado as margens de orizicultores. Para o milho, o resultado observado reflete o ritmo enfraquecido das exportações na atual temporada e o bom desempenho da semeadura da safra de verão.

Para a soja, produtores tiveram necessidade de liberar estoques para a chegada da nova safra. Quanto aos hortifrutícolas, quedas importantes foram observadas para batata, tomate e uva. No caso da batata, o movimento foi consequência do aumento da oferta. Em relação ao tomate, o crescimento na disponibilidade e a queda da qualidade dos frutos pressionaram os valores. Já entre os produtos da pecuária, o resultado se deveu ao avanço dos preços nominais do boi gordo, visto que todos os demais itens que compõem o grupo apresentaram queda em novembro. No caso do boi, os valores nominais avançaram com intensidade ao longo de novembro, impulsionados pela retração da oferta de animais. Por fim, o café, principalmente, e a cana-de-açúcar registraram alta em novembro. No caso do café, a alta segue sustentada por preocupações com a oferta mundial para a próxima safra.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, caiu 0,93% – logo, de outubro para novembro, os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp