IZ atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola

Instituto possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos, recebendo amostras de diversos estados brasileiros e Centros de Pesquisas, que utilizam deste re levante serviço. O Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (LAAVIZ) oferece serviços para análise da qualidade de ovos comerciais [férteis e inférteis] com auxílio do equipamento DET6000-EGGTESTER. O local está de portas abertas para transferência de tecnologias desenvolvidas para a avicultura paulista e brasileira.

Colaborando com diferentes grupos de pesquisa e indústria no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a equipe do IZ atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola; bem-estar animal; qualidade de ovos; biotecnologia; indicadores de saúde intestinal e avaliação de métodos substitutivos ao uso de antimicrobianos; contribuindo para os avanços tecnológicos da avicultura, o desenvolvimento econômico do país e a alimentação da população.

O pesquisador do IZ, José Evandro de Moraes, doutor e m epidemiologia [bem-estar animal], destaca que “há muitas perguntas que só a pesquisa poderá responder, e há uma alta demanda para produtos orgânicos e livres de antibióticos.”

“Os trabalhos do IZ visam fortalecer o setor avícola, com aumento da produtividade, unificando bem-estar animal, qualidade e saudabilidade dos produtos avícolas”, ressalta Evandro.

Fonte de vitaminas e minerais, a carne de frango é reconhecida como uma proteína leve, saudável e com baixo índice de gordura. Está presente na mesa das famílias brasileiras e do mundo todo pela versatilidade. O frango hoje participa de variadas festividades, sendo um dos alimentos mais acessíveis por diferentes classes sociais. Com sabor diferenciado, é frequente nos churrascos, em cortes comuns como asinha, coxa, sobrecoxa, tulipa e coração.

Mercado

As vendas de carne de frango para o mercado internacional [considerando todos os produtos, entre?in natura?e processados] totalizaram 4,6 milhões de toneladas em 2021, maior volume já registrado pelo setor em um único ano, conforme dados do Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Já o Brasil produz 14,329 milhões de toneladas de carne de frango, exporta para 151 países e o consumo per capita é de 45,56 quilos por habitantes, segundo a ABPA 2022.

No estado de São Paulo, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura, em 2020, foram criados mais de 125 milhões de cabeças de frangos.

Além de a produção brasileira contribuir para a segurança alimentar de inúmeros país es, ela é uma importante fonte de renda para milhares de produtores e famílias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp