No final da última semana aumentou de forma significativa a confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres. Eram 39 até a quarta-feira, 21. Subiram até aqui para 48 – 23% de aumento – pelo boletim divulgado às 8:30 horas desta segunda-feira (26) pelo MAPA. Agora, com registro de casos também no litoral do Paraná.
Alguns dos novos registros incluem um terceiro caso na Bahia (Alcobaça), um segundo e terceiro casos em São Paulo (Caraguatatuba e Ubatuba), três novos casos no Rio de Janeiro (Queimados, Saquarema e São João da Barra) e, pela primeira vez, dois casos no Paraná (Antonina e Pontal). Na maioria deles, a ave envolvida é o trinta réis real.
Cliqueaqui para acessar a íntegra do boletim diário do MAPA, atualizado duas vezes por dia. Ela possibilita identificar em cada um dos seis estados afetados, os municípios com casos confirmados, o tipo de exploração diagnosticada (criação de subsistência, produção comercial, aves silvestres) e a espécie de ave em que foi detectada a presença do vírus.