O Japão tomou uma medida drástica contra a carne de frango proveniente do Espírito Santo.
Em virtude das dezenas de casos de gripe aviária diagnosticadas em aves domésticas, silvestres e de vida livre, o estado está proibido de exportar para o país asiático.
– A fim de tomar todas as medidas possíveis para evitar a propagação desta doença para o Japão, na quarta-feira, 28 de junho de 2023, a importação de aves vivas, carne de aves, etc. do estado do Espírito Santo foi temporariamente suspensa. O motivo da suspensão da importação de aves vivas e carne de aves do país ou região onde ocorreu o surto é evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para fins de sanidade alimentar – diz a nota.
A suspensão ocorreu nesta quarta-feira (28), 24 horas depois que o Espírito Santo registrou e comunicou um caso da doença em uma ave de subsistência, no município de Serra, interior do estado.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a decisão e disse que o governo japonês não age conforme os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que sugere a suspensão apenas em casos detectados em produção comercial. A ave doente é doméstica e vive nos fundos de uma residência.
– A ABPA gostaria de ressaltar que não há risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos avícolas – ressaltou a entidade.
O Japão é o segundo maior importador de carne de frango do Brasil e somente nos primeiros cinco meses deste ano comprou o equivalente a 178 mil toneladas da proteína. Em termos de quantidades, só fica atrás da China que, em abril deste ano, adquiriu 262,8 mil toneladas, um aumento de 33,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Japão enfrenta surtos de gripe aviária desde 2020 e mais de 20 milhões de aves já foram abatidas para evitar a disseminação.