Katayama Alimentos conquista certificação BRCGS

Sabe-se que o Brasil apresenta um potencial enorme no comércio internacional de alimentos. No entanto, para que as empresas consigam uma maior penetração em mercados cada vez mais exigentes, há um longo caminho a percorrer. A vocação e a riqueza natural do País para agricultura e produção de alimentos não são suficientes, e é aí que entram as certificações de sistema de gestão de segurança de alimentos, como a estabelecida pela norma Brand Reputation through Compliance (BRCGS), conquistada neste mês de março pela Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do País. O processo de auditoria da certificação foi efetuado pela QIMA/WQS.

A BRCGS é uma norma global, que exige dos fabricantes de alimentos a utilização de processos seguros de produção e de gerenciamento da qualidade dos produtos para atender às exigências dos clientes. A certificação é reconhecida mundialmente e exigida por varejistas, empresas de serviços alimentares e fabricantes de alimentos por ser considerada um importante instrumento de gestão corporativa, que indica se a empresa oferece garantia do fornecimento de seus produtos, sem interrupções e seguindo rigorosos padrões de qualidade.

A indústria é a primeira do segmento de avicultura de postura, no Brasil, a obter o certificado para o processo de classificação dos ovos in natura.

A BRCGS foi criada em 1998 e hoje está em sua oitava versão. A norma tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative), iniciativa privada que cria programas de padrões de segurança na área alimentar. Seus princípios são formulados e mantidos por um grupo internacional, que reúne fabricantes de alimentos, food services, varejistas e auditores especializados.

A norma BRCGS especifica os critérios operacionais, de segurança e de qualidade dos alimentos necessários dentro de uma empresa do setor alimentício, estabelecendo o cumprimento das obrigações de conformidade legal e de proteção ao consumidor. “A BRCGS é aceita e reconhecida por grande parte dos fabricantes, distribuidores e processadores, no âmbito da indústria de alimentos nacional e internacional. O estabelecimento de padrões de produção aderentes às normas BRCGS auxilia na padronização de nossos processos produtivos e operacionais”, afirma a Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, Camila Cuencas.

A indústria e o varejo nacionais também vêm exigindo esse tipo de certificação, visando garantir a segurança dos alimentos utilizados como insumos produtivos ou vendidos a clientes cada vez mais atentos e exigentes aos padrões de qualidade.

Reputação e aceitação da marca

A norma BRCGS prevê que a indústria tenha uma estrutura predial, maquinários, equipe de colaboradores treinados e demais exigências que garantam um sistema robusto de segurança de alimentos, livres de contaminações (físicas, químicas e biológicas) que possam causar danos à saúde. Também é preciso garantir a integridade, a qualidade e, principalmente, a legalidade de todos os processos. “Todos os procedimentos que envolvem a segurança de alimentos na Katayama Alimentos foram sistematizados e aprimorados”, reforça Camila, ao revelar que há mais de um ano a indústria tem investido no aprimoramento de seu sistema produtivo e na capacitação de seus profissionais para obter o certificado.

De acordo com Gilson Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama, a conquista otimiza a capacidade da indústria avícola de trabalhar com diversas organizações e parceiros comerciais nacionais e internacionais, de fornecedores a varejistas. “Obter a certificação de acordo com a norma global de segurança de alimentos do BRCGS demonstra o nível de competência e de compromisso com o fornecimento de produtos saudáveis ao consumidor da Katayama Alimentos, realizando processos sistematizados de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), higiene, segurança de alimentos e sistemas de qualidade. Vale destacar que somos pioneiros no Brasil na conquista desta importante e exigente certificação para o processo de classificação dos ovos in natura”, finaliza Gilson.

Benefícios obtidos com a BRCGS

► Torna a empresa mais competitiva;
► Melhora continuamente os processos;
► Gera novas oportunidades de negócios;
► Fortalece a marca;
► Reforça a confiança do cliente;
► Possibilita operar em diversos países e com diferentes clientes;
► Proporciona o envolvimento dos colaboradores;
► Reduz custos;
► Permite a integração com outras normas;
► Evidencia o compromisso da empresa com seus consumidores.

Sobre a QIMA/WQS

A QIMA/WQS (originalmente chamada WQS) foi fundada em 1993, com o propósito de oferecer soluções para a indústria de alimentos, do campo à mesa do consumidor, por meio de certificações reconhecidas pela GFSI (BRCGS, GLOBALG.AP, SQF, IFS), segurança de alimentos, auditorias éticas, selos de qualidade, inspeções, treinamentos e gestão da cadeia de fornecimento.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp