A recuperação da demanda mundial por proteína animal deve manter os preços elevados durante este ano, defendeu o engenheiro agrônomo e sócio consultor da MB Agro Consultoria, Alexandre Mendonça de Barros, na última semana durante a Kemin Connect. “O mundo vive um momento espetacular nos preços agrícolas desde o ano passado e essa tendência deve se manter em 2021 e provavelmente 2022 também”, pontuou o especialista.
De acordo com ele, a melhoria dos efeitos da pandemia de Covid-19 diante do processo de vacinação deve levar a uma retomada do consumo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. “Provavelmente vamos ver esse crescimento do consumo ainda mais forte e, consequentemente, o preço da proteína animal em dólar no mundo deve aumentar fortemente neste ano. Mas, ao mesmo tempo, as cotações elevadas dos grãos, puxadas principalmente pelo consumo chinês, também devem se manter, o que significa que o custo de produção das carnes continuará em patamares altos. Por isso, tecnologias que aumentem a produtividade serão bem-vindas”.
O consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, defende a importância de estratégias para aumento de produtividade e desempenho no campo em cenário de preços elevados e demanda aquecida no mundo todo diante da retomada de consumo, especialmente nos Estados Unidos e Europa.
O consultor destaca a importância de o produtor estar atento porque esta realidade de pressão nos custos de produção não deve se alterar no curto prazo. “O foco de atenção deve estar em otimizar os sistemas de produção, ganhar produtividade e melhorar desempenho, já que o quadro para os preços dos grãos no cenário internacional é apertado. A China, por exemplo, nunca importou milho de maneira significativa e vem se tornando maior importadora de milho do mundo. É um mercado que está muito aquecido e por isso o produtor deve ter um foco muito grande em eficiência produtiva”, encerrou.
A Kemin Connect, a convenção anual de vendas da empresa, aconteceu em formato virtual e reuniu toda a sua equipe da América do Sul para debater os principais desafios e oportunidades do setor. Durante três dias, a equipe discute as mais importantes tendências e perspectivas para os mercados de produção de proteína animal e grãos.
Sobre a Kemin Industries
A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 550 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.
Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.
Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 2.800 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, São Marinho, Cingapura, África do Sul e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página (www.kemin.com), ou nas redes sociais LinkedIn (www.linkedin.com/showcase/kemin-animal-nutrition-&-health-south-america/) e Facebook (www.facebook.com/keminamericadosul).