Klabin inova na colheita florestal e utiliza máquina pioneira que integra todos os processos

O equipamento, nomeado de Harbunk, é inédito no Brasil, reduz custos, aumenta a produtividade e oferece mais segurança operacional

Uma máquina florestal capaz de trazer o desenvolvimento tecnológico para o campo, trazer mais segurança para a operação e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. Esse é o objetivo da Harbunk, desenvolvida a partir de estudos da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, em parceria com a Ponsse, tendo como base a máquina Harvester Bear, da fabricante finlandesa de equipamentos de colheita florestal. Com tecnologia para cumprir todas as etapas da colheita de madeira do sistema de árvores inteiras (Full Tree), a novidade do mercado também aumenta a produtividade e diminui os custos desta operação, principalmente em áreas pequenas

Até então, a Klabin realizava a colheita florestal em pequenas áreas, apenas pelo sistema CTL (“cut-to-length”), formato que garante eficiência operacional em áreas maiores e necessita a utilização de duas máquinas (Harvester e Forwarder), cada uma responsável por uma fase da operação. Esse processo aumenta o investimento de empresas e do pequeno produtor rural, além de, consequentemente, elevar a emissão de CO2.

Por ter um design diferenciado, a Harbunk otimiza o processo, já que esta única máquina consegue realizar a extração e o processamento da madeira, reduzindo consideravelmente os custos da operação, enquanto oferece uma colheita mais eficiente e sustentável. Um dos principais ganhos é a redução do tempo perdido com o transporte das máquinas. Como é apenas uma máquina, ela fica mais tempo em cada floresta do que o conjunto de “cut-to-length” ou full tree, reduzindo o tempo de deslocamento entre as áreas de colheita e consequentemente aumentando a disponibilidade da máquina para a operação.

O benefício da Harbunk, no entanto, vai além do processo da colheita. O equipamento, que levou dois anos entre a concepção da ideia e o produto final, diminui o risco de acidentes florestais, pois consegue realizar a colheita em praticamente todos os tipos de áreas, incluindo as com topografia ondulada, fortalecendo a segurança da operação. Além disso, a tecnologia da Harbunk segue o estado da arte no setor florestal, que conta com máquinas tecnológicas, seguras e confortáveis.

“A máquina Harbunk demonstra mais uma vez o pioneirismo da Klabin de promover a inovação em todas as suas áreas de atuação como um direcionador importante para a evolução dos negócios. O desenvolvimento da máquina é uma iniciativa voltada à excelência operacional na colheita florestal que proporciona melhorias ambientais e sociais para seus colaboradores e comunidade, reforçando o reconhecimento da Companhia como uma empresa cidadã e inovadora”, afirma José Totti, diretor Florestal da Klabin.

Em busca constante de inovação, a Harbunk é fruto da dedicação e sinergia entre as áreas de negócios florestais, parceiros internacionais e faz parte do portfólio da área de Projetos e Desenvolvimento Florestal. “Na área de Projetos e Desenvolvimento Florestal implementamos metodologias para administrar um portfólio estratégico e ágil, garantindo a execução de nossas inovações. Buscamos suportar o crescimento estratégico da Klabin garantindo a implementação dos projetos de inovação na colheita, silvicultura e logística florestal. Nosso compromisso é trazer projetos alinhados com a Agenda 2030 da empresa, que promovam o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência operacional”, complementa Totti.

“Estamos sempre ao lado dos nossos clientes para desenvolver soluções para os problemas reais da colheita florestal. Levamos uma equipe da Klabin para conhecer iniciativas inovadoras na Europa e desenvolvemos juntos um modelo de máquina que se adequasse às suas necessidades, otimizando ainda mais a operação, principalmente em áreas florestais menores”, destacou o gerente de vendas e Marketing da Ponsse, Rodrigo Marangoni.

Harbunk
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp