Levantamento confirma 12º aumento consecutivo da área de grãos no Brasil

Estima-se uma área de 74,06 milhões de hectares e produção de 278,64 milhões de toneladas

Nova análise realizada pela Consultoria DATAGRO para a safra 2022 de cereais e oleaginosas mostra que os produtores brasileiros vão confirmando o aumento da área semeada de grãos no Brasil pelo 12º ano consecutivo, mostrando também grandes chances de incremento da produção.

“Os produtores permaneceram motivados a avançar o plantio por conta da boa oferta de crédito, dos preços excepcionais observados nas principais culturas e sentimento de mercado seguindo favorável para 2022, mais ou menos em linha com o movimento observado em 2020 e 2021”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Estima-se uma área de 74,06 milhões de hectares, aumento de 5,4% sobre 2021 e acima dos 72,45 mi de ha da projeção inicial.

Já a estimativa para a produção total de grãos é de 278,64 milhões de toneladas, baixa de 7% ante a previsão inicial, de 299,27 mi de t, devido às perdas no arroz, feijão, milho de verão e soja – no caso da oleaginosa, a queda de potencial produtivo chega próximo a 20 mi de t. Mesmo assim, a colheita deste ano pode ficar 7% acima das 259,32 mi de t da revisada safra de 2021, podendo também bater o recorde de 266,85 mi de t de 2020.

“Para confirmação desse cenário precisamos agora contar com uma safra de inverno dentro da normalidade”, observa França Junior.

Mais uma vez, o nível tecnológico utilizado nas lavouras contribuiu para o incremento da produtividade. Embora os custos de produção tenham subido intensamente devido ao câmbio alto, preços elevados dos insumos e demanda aquecida, os preços de venda pelos produtores seguiram em patamares excelentes – no caso da soja, batendo recordes históricos neste início de ano.

Em relação ao clima, destaque para o La Niña de fraca a moderada intensidade – a safra de verão que está sendo colhida foi duramente atingida pela escassez de chuvas, sobretudo no Centro-Sul do País.

Outra semana de avanço lento na colheita da soja no Brasil

A semana encerrada em 15 de abril foi novamente marcada pelo lento avanço nos trabalhos de colheita da nova safra brasileira de soja, chegando a 89,3% da área estimada, apenas 1,8 ponto percentual a mais ante a semana anterior, abaixo dos 4,9 p.p. da média normal para o período.

Agora, a colheita está inferior aos 91,3% observados em igual período do ano passado e dos 89,7% da média dos últimos 5 anos.

Em relação ao milho de verão, os trabalhos no Centro-Sul atingiram 89,0%, ante 84,8% na semana anterior, 82,6% em igual momento de 2021 e 86,0% na média plurianual.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp