Ao longo de 35 anos a Mantiqueira Brasil vem se adaptando as novas tecnologias, novos conceitos de sustentabilidade no agronegócio, investiu pesado em bem-estar animal e defende, acima de qualquer pressão de mercado, as demandas do consumidor e a forma mais humana de produzir. Foi assim, olhando sempre para a frente que a empresa, liderada por Leandro Pinto, vem colocando o Brasil no mapa mundial da produção e consumo de ovos frescos.
Considerada líder no segmento da avicultura de postura na América do Sul, sempre investiu em termos de qualidade, inovação e tecnologia. Em bem-estar animal a Mantiqueira se destaca, através do compromisso de bem-estar animal firmado em 2020, com projeção de chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas até 2025. Atualmente a empresa conta com um plantel de 14 milhões de aves, sendo 1,1 milhões livres de gaiolas, distribuídas em 9 unidades operacionais.
Ao todo, os investimentos ultrapassam R$ 150 milhões, sendo este o principal aporte já realizado no sistema cage-free e de bem-estar animal no Brasil. O valor foi distribuído em cinco unidades produtoras: Cabrália Paulista, Lorena, Descalvado, Francisco Beltrão e recentemente Santa Catarina.
A empresa está presente em seis estados brasileiros, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. São 9 unidades produtoras nos estados de Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC) com distribuição no mercado nacional e internacional, principalmente Oriente Médio, África e Ásia.
DNA pioneiro
Com os Relatórios de Sustentabilidade, lançados em 2021 e 2022, a Mantiqueira Brasil forneceu ao mercado o primeiro relato de desempenho ESG (sigla em inglês Environmental, Social and Governance) de uma empresa de avicultura de postura nacional.
Além disso, vem investindo na recomposição e preservação de 33 nascentes do Rio Verde, por meio do Projeto Produtor de Água, com aportes que somarão R$ 1 milhão ao longo de todo o projeto.
Coração da Mantiqueira
Leandro é empresário da avicultura desde 1987, quando iniciou as atividades da Mantiqueira Brasil com 30 mil aves, no município de Itanhandu (MG). Transformou a Mantiqueira Brasil em pioneira na produção automatizada de ovos da América do Sul, em 2019 lançou o N.OVO, primeiro substituto plant based do ovo e que agora, conta com linha de maioneses e congelados.
Foi pioneiro ao anunciar o maior compromisso de bem-estar animal da avicultura brasileira ao se comprometer em não construir mais nenhuma nova unidade no sistema de gaiolas e ter, até 2025, 2,5 milhões de galinhas livres.
Para comemorar os 35 anos da Mantiqueira, realizados no dia 30 de outubro, Leandro Pinto conversou com a Revista do OvoSite e falou um pouco sobre este processo de desenvolvimento, os desafios e as alegrias de ser família Mantiqueira.
REVISTA DO OVOSITE: Bem-estar animal é uma grande preocupação da Mantiqueira. Em 2025 a empresa espera chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas. Qual a importância do bem-estar animal para a empresa?
LEANDRO PINTO: O bem-estar animal representa para o mundo a continuidade da produção de proteína animal. Eu fui impactado positivamente quando, em 2012, visitei a primeira granja de galinhas livres da Inglaterra, mesmo assim, durante um período, neguei a realidade da importância de uma mudança de pensamento e fomentei internamente a certeza de que no Brasil não havia espaço para essa prática. No entanto, em 2017, vi que não era mais possível adiar os novos tempos e, desde então, bem-estar animal passou a ser pauta de toda a estratégia do grupo.
E essa demanda não surgiu internamente na Mantiqueira, ela veio principalmente do consumidor. E com olhos abertos percebemos o quanto ela agrega ao nosso trabalho e as nossas vidas. Pois, além dos retornos óbvios (financeiros), fornecer bem-estar aos animais nos dá um retorno do consumidor, que nos reconhece como uma empresa de valor, que presa pelas melhores práticas de manejo, atendendo este público cada dia mais exigente e preocupado com a origem do que consome. Esse novo consumidor não se deixa enganar, ele tem a informação na palma da mão e está ávido por novidades e por consumir de empresas responsáveis.
Como a sustentabilidade ditou as regras da empresa? E desde quando ela é um pilar do grupo?
A sustentabilidade não era um ponto focal da empresa até o fim dos anos 90, olhávamos o tema com desconfiança. Mas a partir de 2003 – graças a alguns contratempos que tivemos, por não atender as questões de sustentabilidade com a real importância que ela merecia- percebemos o quanto era fundamental pensar e agir com sustentabilidade para pavimentar o futuro da Mantiqueira. E nos adaptamos rapidamente às novas tendências mundiais naquela época.
Mas foi preciso aprender, estudar e ter foco, até porque sustentabilidade não era um assunto abordado na minha época de escola. Vivemos novos tempos e precisamos nos adaptar para sobreviver e conquistar o respeito do consumidor.
A Mantiqueira também vem investindo na exportação de ovos. Nos cinco primeiros meses de 2022 o Brasil exportou um volume 21,1% maior que no mesmo período do ano anterior. Em receita a arrecadação foi 59,3% maior. Se trata do maior desempenho registrado desde 2016. Este caminho de crescimento é um caminho sem volta e como a Mantiqueira vê essa questão?
A gente acredita muito na capacidade de exportação da nossa avicultura de postura brasileira. Porém, o ovo não é um produto congelado, ele é um produto refrigerado e com a validade menor. Entendo que ainda temos muito para aprender, estamos há 16 anos fazendo exportação e a cada ano aprendemos um pouco mais. Acredito muito que o Brasil é a fazenda do mundo e o mundo vai se alimentar de Brasil. E, no termo de ovo, aposto no ovo – produto, que consigamos não só exportar o ovo in natura, mas também os seus derivados.
E muito mais…
A entrevista exclusiva com Leandro Pinto e sem cortes será publicada na edição Dezembro/68 da revista do OvoSite. Acompanhe no portal do OvoSite e em nossas redes sociais e não perca.