Com o novo modelo, o estado poderá pleitear a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção, que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, reuniu-se na última quinta-feira (17) com o novo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Itamar Borges, para discutir sobre a construção de um modelo de inspeção estadual. O Mapa vai contribuir com a elaboração do novo modelo de inspeção estadual para que o Estado possa, depois, pleitear a adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção).
O SISBI tem objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (POA) para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
O secretário estadual demonstrou interesse em regulamentar o sistema de inspeção paulista e também em acelerar o processo de retirada da obrigatoriedade de vacinação contra a febre aftosa. “Esse foi outro ponto importantíssimo da reunião, essa mudança de status. Tivemos uma boa discussão com a equipe técnica e principalmente a sinalização política do secretário que vai dar todo o apoio para que o serviço de Defesa possa se estruturar e chegar a esse objetivo”, disse José Guilherme.
A superintendente Federal de Agricultura de São Paulo, Andréa Figueiredo Procópio de Moura, aproveitou a reunião para apresentar outras demandas para alinhar as atuações do Mapa com o governo estadual. Uma delas foi um pedido para o mapeamento de riscos e o fortalecimento do sistema de vigilância do transporte de animais. Luís Fernando Bianco, coordenador da Defesa Agropecuária (CDA) de São Paulo, informou que serão criados corredores sanitários para oferecer apoio à fiscalização em pontos específicos, utilizando sistemas de inteligência.
Também estiveram na reunião o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-SP, Danilo Tadashi Kamimura; o secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Maturro; o assessor técnico do Gabinete Ariel Mendes; a coordenadora substituta de Defesa Agropecuária, Erika Mello; o diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), Bruno Ruffolo; e o assistente da CDA, Wander Dias.