Em 2024, a companhia obteve um crescimento expressivo de 47% em sua pontuação em comparação ao ano anterior, destacando-se como uma das principais empresas brasileiras de proteína animal no ranking.
A Marfrig, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, registrou um crescimento de 47% no score geral do Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), o maior e mais importante ranking global de gestão do bem-estar dos animais da fazenda. A companhia avançou de 28 para 41 pontos entre 2023 e 2024, consolidando sua posição no Tier 4. Esse resultado é reflexo do compromisso constante da Marfrig com a implementação de boas práticas na criação dos animais, mediante os temas presentes no ranking, como aproximação com fornecedores das demais proteínas, revisões de políticas e o estabelecimento de compromissos e metas globais.
Presente no BBFAW desde o primeiro ano do ranking, em 2012, a Marfrig aumentou sua pontuação em 4 dos 5 pilares avaliados, com destaque para os pilares de “Desempenho de Fornecedores em Bem-estar Animal”, que contempla a transparência do desempenho em bem-estar animal de toda a cadeia da companhia, e o pilar “Redução da Dependência de Alimentos de Origem Animal”, traduzindo os esforços da companhia em oferecer proteínas alternativas.
Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da Marfrig, destaca que a companhia é vanguarda no tema de bem-estar animal. “Desde 2006 contamos com um departamento dedicado exclusivamente ao setor, formado por profissionais como zootecnistas e médicos veterinários, reforçando nosso compromisso com práticas de manejo adequadas e auditorias rigorosas.”
Informações públicas comprovadas
Em dezembro de 2024, a Marfrig anunciou o cumprimento da meta de realizar auditoria das informações públicas de bem-estar animal conduzida por terceira parte. A certificadora SBCert auditou e reconheceu a conformidade das informações, atestando a adequação do relatório de bem-estar animal. “Queríamos demonstrar maior garantia de transparência, além da seriedade com que tratamos o tema internamente no dia a dia. Por isso, todas as informações referentes ao bem-estar animal reportadas em nossos canais de comunicação são confirmadas por uma entidade externa e independente, o que confere ainda mais credibilidade ao que estamos reportando sobre o bem-estar animal em nossas operações e nas práticas e evolução dos fornecedores. Estamos confiantes de que nossos avanços farão diferença aos animais e sempre dispostos a apresentar os resultados de desempenho informados”, complementa Pianez.
Boas práticas em toda a cadeia e espécies presente na operação global
No pilar bem-estar animal, a Marfrig coordena estratégias de gestão relacionadas ao cuidado dos animais tanto na cadeia de fornecimento quanto em nossas próprias operações. Para incentivar os fornecedores a adotarem as melhores práticas nesse âmbito, oferece orientações abrangentes por meio do Marfrig Club, protocolo concebido para promover a sustentabilidade na pecuária. Além disso, mantém cada vez mais próxima dos fornecedores das demais espécies presente na cadeia de suprimentos global através do projeto “Excelência em bem-estar animal na cadeia de suprimentos” fomentado por treinamentos iniciado em 2023, ministrados por profissionais do nosso time e time da Compassion in World Farming, organização sem fins lucrativos que tem acompanhado nossos passos neste desafio do engajamento de toda a cadeia.
Todas as instalações de abate da Marfrig seguem padrões estabelecidos pelo NAMI, reconhecidos internacionalmente como referência em boas práticas de bem-estar animal. As auditorias NAMI são um dos critérios fundamentais que orientam as iniciativas da Marfrig em relação ao bem-estar animal, juntamente com outros três aspectos: treinamento de colaboradores, transporte de animais e envolvimento da cadeia de valor em práticas exemplares.