A alta produção de galinhas poedeiras está sujeita a desafios que podem interferir diretamente na saúde e imunidade intestinal das aves.
A produção de galinhas poedeiras tem alcançado níveis elevados de produtividade, resultado das inovações tecnológicas do setor e da evolução constante em áreas específicas como genética, nutrição e saúde. Essa alta demanda é impulsionada continuamente pela crescente procura dos consumidores de ovos, que buscam cada vez mais produtos de boa qualidade, produzidos com aditivos naturais na alimentação, saúde e bem-estar animal.
Este é o tema do artigo de Liliana Borges e Melina Bonato, P&D, ICC Brasil na edição de dezembro da Revista do OvoSite.
Segundo as autoras, a alta produção de galinhas poedeiras está sujeita a desafios que podem interferir diretamente na saúde e imunidade intestinal das aves, tornando-as suscetíveis aos efeitos nocivos de bactérias patogênicas, micotoxinas, estresse ambiental etc., fatores que podem influenciar negativamente a produtividade e a qualidade dos ovos. As toxinas bacterianas e micotoxinas podem translocar para alguns órgãos e alterar o metabolismo, causando problemas de saúde às aves e contaminando seus ovos, o que resulta em um problema de segurança alimentar.
Acesse o artigo completo no leitor digital da Revista do OvoSite.