O mercado de ovos apresentou desempenho abaixo do esperado durante o mês de dezembro, quando a população ativa recebe um 13º salário que contribui para um forte incremento no consumo.
Mesmo assim, durante quase toda a primeira quinzena os produtores conseguiram segurar a pressão dos compradores por condições favorecidas e sustentaram a cotação. Entretanto, a debilidade no consumo acarretou crescimento nos estoques em todos os setores de comercialização e, com isso, os preços foram regredindo paulatinamente, com a cotação média diária de encerramento do mês apresentando queda de 12,3% sobre a recebida no primeiro dia de dezembro.
Por outro lado, o acompanhamento histórico realizado pelo Ovosite tomando como base os últimos 14 anos aponta que o preço médio diário da caixa de ovos brancos no atacado da cidade de São Paulo atinge evolução de 13,4% no início da segunda quinzena e começa a regredir até atingir involução de 0,7% no último dia do mês.
Houvesse acompanhado a evolução histórica, o preço atual da caixa de ovos brancos seria de R$154,20 e teria encerrado o ano em R$135,00. No entanto, o máximo alcançado atingiu apenas 88,2% desse patamar e encerrou o mês apresentando involução de 11,8%.