O ministério da saúde do México comunicou na última sexta-feira que o país registrou o primeiro caso de gripe aviária H5N1 em humanos.
O vírus foi identificado em uma garota de três anos de idade residente da cidade de Durango.
De acordo com o comunicado, a paciente recebeu tratamento com antiviral, mas segue hospitalizada em estado grave. Como medida de controle, as autoridades mexicanas iniciaram a busca ativa de casos suspeitos de doença respiratória em aves e humanos na região.
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, por sua vez, informou que até o momento não foram relatadas unidades de produção comerciais afetadas pela influenza aviária A (H5N1) e que segue com as suas ações de vigilância epidemiológica ativa.
Em maio do ano passado, o México reportou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a morte de um homem após infecção pelo vírus H5N2 da gripe aviária. O caso também foi o primeiro reportado em humanos, segundo a OMS.
Ainda de acordo com o órgão internacional, com base nas informações disponíveis, o risco atual para a população em geral representado pelo vírus influenza tipo A, como o H5N1 e o H5N2, é baixo.