Está em andamento desde 31 de agosto, e vai até o dia 12 de setembro, missão de auditoria realizada por integrantes do Ministério da Segurança Alimentar e Farmacêutica da Coreia do Sul (MFDS) que tem como objetivo, conhecer o sistema de produção avícola do país com vistas à importação de ovos e produtos derivados. Na última quinta-feira, 4 de setembro, a missão esteve no Estado de São Paulo, especificamente no município de Tatuí, onde, acompanhada de médicos-veterinários da Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), conheceu instalações e procedimentos de controle de trânsito de aves e ovos em um estabelecimento avícola.
“Temos um sistema de produção robusto e seguro que atende exigências de importadores de todo o mundo e acreditamos que para a Coreia do Sul não será diferente. Os auditores puderam conhecer como funcionam os procedimentos de limpeza e desinfecção além das medidas de biosseguridade adotadas pelos produtores paulistas”, comentou Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).
Além de Paulo, representaram a Defesa Agropecuária Willian Alves Corrêa, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DISA) e Natalia Lima Salgado, veterinária da Divisão Regional da Defesa em Itapetininga. Também participou, em nome do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a médica-veterinária Regina D’Arce.
Até o final da missão, a equipe do MFDS ainda irá auditar empresa comerciante de alimentos em Sorocaba, além de demais estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Federal (SIF) no Estado do Rio Grande do Sul.
A missão se encerra com uma reunião final dos auditores internacionais com o MAPA, e com todos os estados envolvidos para apresentação do relatório com a decisão deliberada pelos representantes coreanos