A aquisição da Vivera pela JBS deve acelerar mudanças na estratégia de fornecimento de plant based da BRF. A dona de Sadia e Perdigão estreou no mercado de proteínas vegetais que emulam carne no ano passado justamente com produtos importados da companhia holandesa.
Um dos pilares do “Visão 2030” – o plano estratégico de crescimento da BRF -, o negócio de proteína vegetal vem recebendo mais atenção da companhia brasileira. No processo de venda da Vivera pela gestora Guild, que foi assessorada pelo Rabobank, a BRF chegou a avaliar a empresa, mas os valores envolvidos acabaram a afastando.
No ano passado, quando lançou a linha Veg&Tal, o vice-presidente de mercado Brasil da BRF, Sidney Manzaro, disse ter pesquisado 14 tecnologias de produção diferentes antes de optar pela parceria com a Vivera, que produziria na Holanda hambúrguer e nuggets feitos de planta para a empresa.
Procurada pelo Valor, a BRF indicou que um processo de troca de fornecedor já está em curso. A companhia trabalha no desenvolvimento de sete novos produtos no Brasil, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre. “Apenas um item do atual portfólio da companhia é produzido em parceria com Vivera, que já está em processo de transição”, informou.
Na prática, o hambúrguer da linha Veg&Tal já deixou de ser produzido pela Vivera. No momento, só os nuggets vegetais da companhia ainda são produzidos pela fornecedora holandesa. Em meio à rivalidade entre BRF e Seara no Brasil, a manutenção da parceria com uma empresa da JBS seria improvável.