Na avicultura de corte, “quem está trabalhando bem, está empatando”, aponta presidente da APA

Mesmo com demanda aquecida e alta competitividade, o mercado para a carne se frango ainda está pressionado pelos custos de produção, principalmente no que concerne a alimentação das aves, segundo o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer.

Ele explica que, como a massiva maioria da produção de frango é integrada, as empresas “não podem pagar para trabalhar” e devem controlar a produção para ficar mais ajustada à demanda, também por conta dos custos de produção.

“Em maio e junho os custos deram uma ligeira folga por causa de pequenos recuos nos preços do farelo de soja e do milho, mas por causa das geadas no final de junho, o milho voltou a subir e agora, a empresa que está trabalhando bem está empatando (preço do proxito X custos de produção)”, aponta.

De acordo com Pozzer, uma minoria, em torno de 5% dos avicultores que não são integrados, estão tendo uma certa margem de lucro vendendo frangos vivos. Entretanto, a comercialização da ave abatida tem sido feita repassando paulatinamente os custos de produção à ponta final.

“O consumidor já está descapitalizado, então para que o consumo siga aquecido, estes repasses precisam ser feitos aos poucos. Acredito que no Brasil nunca se consumiu tanto frango como agora; com o preço de um quilo de carne bovina se compra três quilos de carne de frango”, afirma.

Com um horizonte no qual os custos de produção não devem ceder de forma consistente, Pozzer pontua que o controle na produção será necessário no segundo semestre, para que haja uma estabilização entre as relações de troca.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp