Ao longo do primeiro dia da 40ª Conferência FACTA WPSA-Brasil, promovida entre os dias 9 e 11 de maio, em formato on-line, a médica-veterinária Nair Katayama Ito foi homenageada com o Prêmio FACTA “Profissional do Ano”, atribuído ao profissional técnico/científico de reconhecido mérito.
Segundo o Diretor-Presidente da FACTA, Ariel Mendes, para a FACTA é uma honra tê-la como a homenageada do ano, por ser uma pessoa extremamente competente, dedicada e com alto nível técnico. “Desde os tempos de graduação, Nair se focou com afinco na avicultura, o que se perpetuou por toda a sua formação no mestrado, doutorado e pós-dou
Nainúmeras empresas no Brasil e no exterior”.
Nair Katayama ao lado do Diretor-Presidente da FACTA, Ariel Mendes.
“Me sinto simplesmente honrada e muito agradecida aos empresários, colegas, produtores e técnicos que lutam no campo e que me ensinaram e contribuíram com o meu aprendizado. Sou filha de avicultores e fui criada no meio de galinhas, tenho paixão pela profissão de veterinária e paixão pela patologia”, destacou a homenageada.
Desde 2006 a FACTA destaca um profissional da avicultura brasileira, como forma de valorização, difusão e agradecimento ao trabalho daqueles que, ao desenvolverem sua atividade profissional, contribuem para o desenvolvimento do país e a formação técnica e ética das novas gerações de profissionais da avicultura industrial brasileira e mundial.
Nair Katayama Ito
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e doutorado em Medicina Veterinária na área de concentração Patologia Experimental e Comparada também pela FMVZ-USP. Atualmente trabalha como consultora independente de empresas avícolas do Brasil, países da América Latina e Moçambique e como docente de cursos de graduação e pós-graduação e orientadora de alunos de pós-graduação do Brasil. Desde 1994 é sócia do SPAVE Saúde Animal Ltda, responsável por exames necroscópico e histopatológico, interpretação dos resultados microbiológicos e sorológicos e tomada de medidas curativas, preventivas e de controle das doenças de frangos de corte, reprodutoras, galinhas de postura, codornas e aves domésticas e selvagens. Desde 1992 colabora com instituições de classe, revistas e empresas avícolas com aproximadamente 450 artigos científicos e técnicos ou palestras sobre fisiopatologia, diagnóstico e prevenção das doenças infecciosas e metabólicas das aves comerciais.