Na última sexta-feira (25), ao mostrar a participação da avicultura na agropecuária paranaense em 2022, o AviSite apontou que ela representou 23,60% do VBP do setor. Pois esse índice pode ir um pouco mais além e chegar a 24% se considerados todos os produtos oriundos da atividade.
A tabela abaixo demonstra isso e revela que, além do frango, outros dois itens se encontram entre os 11 principais produtos da agropecuária do Paraná: o pinto de um dia (9º lugar entre perto de 350 produtos arrolados pelo DERAL) e o ovo fértil (11º lugar).
Fazendo referência, também, à cama de frango e ao esterco de poedeiras, a tabela refere-se, especificamente, aos produtos da espécie Gallus gallus domesticus, não incluindo perus e marrecos, por exemplo. Indica ainda, por exemplo, que a produção de aves caipiras também tem grande relevância no setor, seu VBP anual sendo superior a RS$500 milhões.
Na tabela, foi mantida a nomenclatura original adotada pela DERAL. O pinto de um dia, por exemplo, é especificado como pinto de menos de uma semana.