Uma concessionária de tratores e um incubatório da Pilgrim’s Pride Corp foram destruídos quando tornados mortais varreram Kentucky na sexta-feira (10), enquanto silos contendo milhões de alqueires de milho sofreram danos, informaram empresas e autoridades da agricultura do estado nesta segunda-feira, 13.
“Temos uma faixa de 200 milhas em Kentucky que derrubou sistemas de grãos, destruiu incubatórios de frangos e, claro, destruiu estábulos”, disse Ryan Quarles, comissário de agricultura do Kentucky.
A destruição no Meio-Oeste pode aumentar ainda mais os já altos preços do frango e tumultuar ainda mais a cadeia de suprimentos, que já enfrenta problemas com, por exemplo, a reposição de peças de tratores.
A avicultura é a principal commodity agrícola do Kentucky, e pelo menos uma dúzia de aviários desabou, disse Quarles. O estado está trabalhando com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos para matar e descartar adequadamente os frangos alojados em granjas destruídas pelos tornados, informou Quarles.
Um incubatório da Pilgrim’s Pride foi totalmente perdido, e outro deve ficar fora do ar até a primavera, depois de sofrer danos significativos, disse a empresa em um comunicado. Ele acrescentou que outros incubatórios da empresa estão fornecendo frangos para granjeiros perto de Mayfield, uma cidade de 10.000 habitantes que sofreu alguns dos piores danos dos tornados.
A Pilgrim’s, majoritariamente controlada pelo frigorífico brasileiro JBS , está avaliando os danos a uma fábrica de rações local, enquanto uma planta de produção deverá estar totalmente operacional na quarta-feira, disse o comunicado.
A perda do incubatório em Mayfield “dispara automaticamente um atraso de vários meses no processamento e criação dos frangos porque o incubatório simplesmente não está mais lá para abastecer os criadores”, disse Quarles.
Mayfield é o principal condado do Kentucky em vendas agrícolas, respondendo por 6% do total dos negócios agrícolas do estado, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Embora o estado não seja um grande produtor de grãos. Kentucky detinha 1,5% dos estoques de milho dos EUA em dezembro de 2020, informou o USDA.
“Muitos silos foram danificados. Algumas pequenas fábricas de ração foram total ou parcialmente destruídas, com prazos de retomada indefinidos”, disse Andrew Jackson, corretor da Producers Hedge, em Lancaster, Kentucky.
Mayfield Grain Company, uma administradora de safras, teve telhados arrancados de partes de um sistema de armazenamento que contém 6 milhões de bushels de grãos em Mayfield, disse Quarles. Isso é milho suficiente para encher dois navios Panamax – cada um tem o comprimento de dois campos de futebol.
“Você tem milhões de alqueires de milho, grande parte do qual recém-colhido, exposto às intempéries e sendo danificado”, disse Quarles.
“Estamos procurando maneiras de recuperar o grão afetado, mas também desviar o armazenamento e movimentação de grãos para outras instalações em todo o estado.”
Segundo Quarles, o departamento de agricultura ajudará os agricultores a encontrar compradores para os grãos em meio à redução na demanda por ração por parte dos pecuaristas e produtores de frango que sofreram perdas.