O Departamento de Agricultura e Recursos Naturais de Dakota do Sul (DANR) e o Conselho da Indústria Animal do estado anunciaram ontem (11) que testes confirmaram a gripe aviária altamente patogênica (IAAP) em um rebanho leiteiro de Dakota do Sul, uma novidade no estado.
Os testes foram feitos pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em Ames, Iowa. A detecção em vacas leiteiras de Dakota do Sul aumenta o número de estados afetados para oito e ocorre um dia depois que autoridades de saúde animal na Carolina do Norte anunciaram a primeira detecção de GAAP naquele estado, também em vacas leiteiras.
Marvin Post, presidente da South Dakota Dairy Producers, ressalta: “Os produtores de laticínios de Dakota do Sul incentivam todos os produtores de laticínios a monitorar de perto seu rebanho e entrar em contato com o veterinário do rebanho imediatamente se o gado parecer sintomático”. Ele acrescentou que o USDA continua a enfatizar que a pasteurização mata os vírus e que o leite e seus derivados são seguros para consumo.
Da mesma forma que na Carolina do Norte, as autoridades de Dakota do Sul não informaram se o rebanho afetado recebeu vacas de um estado anteriormente afetado.