A próstata é uma pequena glândula produtora de um líquido fino, composto de cálcio, citrato, fosfato, enzima de coagulação que é adicionado ao sêmen1. Está localizada abaixo da bexiga e a frente do colón (intestino grosso) e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e ocorre sobretudo na faixa etária acima dos 65 anos e por isso é considerado um câncer da 3º idade. Ainda de acordo com o Instituto, em 2020, foram 65.840 casos identificados no país.
Além da idade, outros fatores são considerados de risco, como: casos de pai ou irmão com câncer de próstata; maus hábitos alimentares; excesso de peso e exposição a substâncias como arsênico; utilização de produtos que contém em sua composição o petróleo; hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e a dioxina, que estão relacionados a trabalho.
Situações em que homem tem dificuldade para urinar; apresenta demora no início e no término da micção; tem diminuição do jato e apresenta sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes também merecem cuidados e até uma ajuda médica.
A realização de exames clínicos como toque retal e a avaliação do PSA são estratégias para detecção do tumor na sua fase inicial e a campanha do Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, que, em 2019, ocasionou 15.983 mortes, segundo o INCA.
A adoção de hábitos saudáveis com a manutenção de peso adequado, aliada a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são fundamentais para prevenir doenças nas quais o câncer de próstata está inserido.
Quando o assunto é prevenção, é necessário reduzir alimentos ultraprocessados como embutidos, ricos em gordura saturada. Por outro lado, alguns alimentos apresentam uma proteção especial e devem ser levados em consideração na hora de compor a alimentação.
Alimentos como o tomate – especificamente o molho deste legume -, a goiaba vermelha e a melancia são ricos em carotenoide licopeno, que possui uma potente ação antioxidante e protege contra o desenvolvimento tumoral5. Couve-flor, brócolis e o repolho são alimentos que apresentam o composto indol-3-carbinol, que oferece uma ação muito antioxidante, que protege o DNA.
Nessa gama de alimentos benéficos, o ovo se apresenta com uma fonte de proteína, composto de vitaminas, minerais, carotenoides com uma ótima digestibilidade. Ele favorece a manutenção da massa muscular, evitando a sarcopenia (perda de massa muscular e força muscular) tão comum em idosos. O ovo é rico em selênio, um nutriente com elevada capacidade antioxidante e protetora das células.
Vantagens com o ovo não faltam, não é mesmo? Então, que tal associar esse alimento proteico ao molho de tomate na preparação uma deliciosa receita de Shakshuka? Vamos aos ingredientes!
4 ovos
1 cebola picada
1 dente de alho picado
½ pimentão vermelho picado
½ cenoura ralada
¼ alho poro picado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Aqueça na panela azeite de oliva (1 colher de sopa), adicione a cebola e refogue e aos poucos vá adicionando o pimentão vermelho picado, o alho poró, alho picado. Adicione sal, pimenta do reino a gosto. Depois de tudo refogado, adicione molho de tomate da sua preferência ou 2 latas de tomate pelado e cozinhe por 2 minutinhos. Adicione 4 ovos no molho de tomate e deixe cozinhar por 7 minutos.
Bom apetite!
Referências bibliográficas:
1- Guyton and Hall Textbook of Medical, Physiology,13. ed.- Rio de Janeiro: Elsevier,2017.
2- INCA – https://www.inca.gov.br/ Disponível em: acesso em 04/10/21
3- INCA- infográfico – câncer de próstata relacionado ao trabalho
4- Instituto Nacional de Cancer José Alencar Gomes da Silva – Cartilha Câncer de Próstata – vamos falar sobre isso? / Instituto Nacional de Cancer José Alencar Gomes da Silva – 2º reimp. – Rio de Janeiro: Inca, 2019
5- Waitzberg, Dan L. Nutrição Oral, enteral e parenteral na prática clínica / Dan L. Waitzber. – 5º ed.- Rio de Janeiro: Atheneu, 2017