Número de casos de gripe aviária sobe para 30 no Brasil

O Ministério da Agricultura informou, na noite da última quinta-feira (8), que cinco novos focos de influenza aviária em aves silvestres foram registrados no país. Assim, no total, há 30 casos da doença em aves silvestres identificados, sendo sete em acompanhamento. Os estados com focos confirmados da doença são: Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que teve 20 dos 30 focos atestados, ou 66,6% das ocorrências positivas.

A transmissão da gripe aviária é realizada por meio do contato com aves doentes ou mortas, segundo o ministério. Não há nenhum caso de contaminação de humanos no país.

As notificações também não comprometem o status do Brasil como país livre de gripe aviária nem trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal.

Desde 22 de maio de 2023, uma portaria publicada no Diário Oficial da União declara estado de emergência zoossanitária em todo território nacional por 180 dias,

Também nesta quinta, o governo do Espírito Santo proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental de Setiba, localizada nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana da capital Vitória, em razão dos casos de gripe aviária registrados no estado.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp