OIE e WVA comemoram, em 30 de abril, o Dia Mundial do Médico Veterinário

Ressaltando que a data traz a oportunidade de celebrar as contribuições dos profissionais do setor para a saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) comemora, em 30 de abril próximo, o Dia Mundial do Médico Veterinário.

A data comemorativa não chega a ser novidade. Foi instituída em 2020 pela Associação Mundial de Veterinária (WVA, na sigla em inglês) para, como diz a própria WVA, “celebrar a profissão e promover o trabalho incrível que os médicos veterinários desenvolvem”. Na criação, estabeleceu-se como data para a comemoração anual o último sábado do mês de abril – que, em 2022, cai no último dia do mês, 30.

Daí a manifestação da OIE, que também dá espaço ao tema-chave das comemorações deste ano: “o fortalecimento da resiliência do médico veterinário”. A propósito, a WVA (que instituiu a data) ressalta:

“A profissão de médico veterinário representa uma busca profundamente gratificante. Proteger os animais contra doenças significa proteger aqueles que podem sofrer, mas não podem falar. Os veterinários são chamados a garantir que esses animais tenham voz e sejam um defensor que garanta que seu bem-estar é uma prioridade.

“De sua parte, os veterinários estão cientes de que essa carga pode ser física e mentalmente desgastante. Estresse, esgotamento e outros problemas de saúde aumentaram nos últimos anos, principalmente durante a pandemia.

“Os médicos veterinários, assim como seus pacientes, precisam de ferramentas e suporte adequados para manter sua saúde e bem-estar pessoais. Animais saudáveis exigem defensores saudáveis. Veterinários resilientes estarão melhor equipados para lidar com os desafios diários e as crises que podem ocorrer em suas atividades.

“A resiliência não é algo que possa ser conquistado individualmente. Requer o apoio eficiente de associações, instituições e governo para garantir educação, treinamento, orientação e colaboração adequados. Também requer pesquisas contínuas para entender melhor os encargos mentais e físicos que os médicos veterinários enfrentam e as oportunidades para fornecer-lhes maior suporte”.

Tendo por foco esse tema, a WVA abre o Prêmio de 2022 do Dia Mundial do Veterinário, cuja disputa é reservada às instituições que se destacaram na defesa dos esforços preconizados. As inscrições ao Prêmio – no valor de US$3.500,00 – vão até 30 de maio de 2022. Clique aqui para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp