Os preços da soja brasileira caíram 7,9% em fevereiro em comparação com janeiro. Apesar de uma safra local menor, a maior produção global e a falta de demanda pesaram sobre os preços locais.
Os preços do milho em fevereiro ficaram 2% abaixo do mês anterior. Os maiores volumes da safra argentina e os elevados estoques finais de milho nos EUA pressionaram os preços do milho para baixo.
Em janeiro, as exportações brasileiras de soja atingiram 2,9 milhões de toneladas métricas, 240% a mais do que no ano anterior. O avanço da colheita favoreceu as exportações de soja durante esse período.
Em janeiro, as exportações de milho foram de 4,9 milhões de toneladas métricas, 20% abaixo de dezembro de 2023. A maior concorrência com os Estados Unidos reduziu as exportações.
A colheita de soja está avançando rapidamente, superando o ritmo do ano passado e a média de cinco anos, permitindo que os agricultores plantem safrinha durante a janela ideal de plantio.
O Rabobank revisou suas estimativas de produção de soja para 153 milhões de toneladas métricas, 10 milhões de toneladas métricas abaixo das estimativas iniciais.