Um dos alimentos mais consumidos no mundo, o ovo, tem seus motivos para estar sempre no topo da lista de compras das famílias brasileiras. Considerado o segundo melhor alimento do mundo, ficando atrás apenas do leite materno, eles podem ser considerados um dos mais nutritivos que existem, já que concentram altos níveis de vitaminas e minerais importantes para a saúde do nosso organismo.
“Além disso, ele [o ovo] é visto como uma das fontes naturais de proteínas mais baratas e de alta qualidade atualmente”, afirma a nutricionista animal da Quimtia Brasil, uma das principais indústrias especializadas no desenvolvimento e na fabricação de insumos direcionados para nutrição animal, Juliana Forgiarini.
Ainda de acordo com ela, os ovos também são uma fonte rica em selênio (ação antioxidante no nosso organismo), colina (auxilia na memória), biotina (auxilia na prevenção de queda de cabelo), vitaminas A, Complexo B, E (auxiliam na prevenção de doenças), zinco (imunidade), luteína e zeaxantina (importantes para a saúde dos olhos).
Como conservar os ovos?
Segundo Juliana, para garantir todos estes benefícios proporcionados pelo ovo, outro fator deve ser levado em consideração: uma conservação deve ser adequada. Para ela, isso é fundamental para garantir, cada vez mais, a preservação da qualidade do alimento.
“A geladeira é o ambiente perfeito para armazenar seus ovos, porém lembra-se de dispensar a embalagem do supermercado, transfira-os para um outro recipiente. Além disso, não se deve lavar os ovos antes de guardá-los, pois isso pode retirar a película protetora existente na casca e aumentar a chance de contaminação por micro-organismos, que podem migrar da casca para o interior do ovo”, reforça.
Gema com tonalidade alaranjada: devo me preocupar?
A resposta para essa pergunta é: não! A especialista ressalta que a coloração da gema do ovo pode variar de acordo com a alimentação fornecida às galinhas das poedeiras. “Ou seja, quanto mais a ave ingerir os chamados carotenoides, presentes em diversos alimentos utilizados na ração animal, principalmente o milho, maior será a quantidade do carotenoide na gema do ovo, que além de dar à gema uma tonalidade mais escura, são substâncias que possuem propriedades benéficas para a saúde por serem compostos por antioxidantes, o que podem minimizar os efetivos dos radicais livres e, inclusive, em alguns grupos de carotenoides como a luteína e a zeaxantina têm benefícios para a saúde ocular”, finaliza Juliana.